Construtivo contrata Gustavo Carezzato e reforça estratégia em BIM

Press Release
Novo head comercial de BIM impulsiona a consolidação do Colaborativo Fulcrum, aplicação voltada a empresas que já operam com BIM e demandam um ambiente robusto para grandes volumes de obras e gestão inteligente do ciclo de vida das obras, unindo o físico ao digital

O Construtivo, empresa de tecnologia com DNA em engenharia, anuncia a contratação de Gustavo Carezzato como head comercial para as iniciativas de Building Information Modeling (BIM). Trata-se de um movimento que consolida a oferta premium em BIM da companhia, combinando tecnologia, metodologia e estratégia comercial para atender demandas em projetos de alta complexidade. 

Entre as prioridades da nova liderança está o posicionamento do Construtivo em torno da nova oferta Colaborativo Fulcrum, aplicação oriunda da parceria realizada em 2025 com a LeapThought, líder global em plataforma para gestão de processos BIM com foco em portfólios de projetos, que incorpora o uso da Inteligência Artificial. A nova solução é voltada a empresas que já operam com BIM e demandam um ambiente robusto para gestão e compartilhamento seguro de informações ao longo de todo o ciclo de vida dos ativos. Outra novidade é a integração desta plataforma ao StreamBIM, tecnologia de streaming de dados que repassa digitalmente as informações do modelo BIM diretamente para o canteiro, dando mais foco na digitalização da obra. 

Na esteira, a empresa também aposta na evolução da base atual de clientes, posicionando o Colaborativo Fulcrum como próximo passo para organizações que já utilizam a plataforma tradicional do Colaborativo e querem avançar em sua jornada de maturidade digital. Esta nova solução, que é operada a partir da tecnologia de CDE (Common Data Environment) da LeapThought, é apresentada como um novo módulo do Colaborativo tradicional, mantendo atuação independente dentro do portfólio.

Carezzato tem como meta a ampliação da presença do Construtivo junto a grandes contas e o fortalecimento do relacionamento com entidades do setor, como o Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva). ”A decisão de vir para o Construtivo está diretamente ligada ao potencial das soluções BIM da empresa, especialmente para projetos de alta complexidade, focando numa oferta de CDE corporativo, com uma visão integrada do portfólio de projetos, conectando-se aos CDEs utilizados pelas equipes de projeto no nível de Work in Progress (WIP)”, complementa Carezzato.

Com formação em arquitetura e urbanismo e dois mestrados em BIM incluindo especialização internacional, o executivo acumula passagens por posições estratégicas no setor, como gerente BIM na Concremat Engenharia e diretor geral LATAM da Graphisoft. Carezzato também teve papel ativo na estruturação do BIM no país, sendo um dos consultores convidados pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) para o desenvolvimento da Estratégia Nacional BIM BR, assim como atuou como relator da ABNT na tradução da norma ISO 19650, referência global em gestão da informação em projetos BIM, além de fundador do BIM Fórum Brasil e atual membro do conselho consultivo da entidade. Na buildingSMART Brasil, Carezzato foi líder do grupo de trabalho para a criação do capítulo e é diretor voluntário de marketing e comercial. 

Para Marcus Granadeiro, sócio-diretor do Construtivo, a contratação  ocorre em um momento de consolidação do BIM como política de Estado no Brasil, impulsionado pela Estratégia BIM BR e pela adoção de normas como a ISO 19650, que estabelecem diretrizes para gestão da informação em projetos. Nesse cenário, soluções baseadas em CDE ganham protagonismo ao permitir maior transparência, governança e eficiência especialmente em projetos de infraestrutura, que envolvem múltiplos stakeholders e grande volume de dados.

“A chegada de uma liderança dedicada a essa agenda reforça nossa ambição de atuar de forma mais estratégica nesse novo ciclo. O uso de BIM aliado a ambientes de dados bem estruturados permite reduzir custos, aumentar produtividade e dar mais previsibilidade aos projetos”, finaliza Granadeiro.