Ferramenta de colaboração em nuvem da companhia é utilizada nas etapas de avaliação dos projetos executivos, colaboração de documentação entre fornecedores, bem como no monitoramento da evolução da construção do empreendimento.
Construtivo apoia a gestão de documentos da obra do Linhão de Belo Monte
“O Colaborativo é uma ferramenta indispensável para a agilidade de tramitação de documentos técnicos para avaliação, bem como para o controle das etapas de construção do empreendimento. O nível de atendimento e treinamento do Construtivo são características que diferenciam a empresa no mercado”.
Armando Araújo, diretor técnico da BMTE
A BMTE (Belo Monte Transmissora de Energia), concessionária de serviço público que ganhou a licitação para a construção da linha de transmissão utilizada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, chamada de “Linhão”, precisava de uma ferramenta de colaboração em nuvem que conectasse e integrasse todos os envolvidos no projeto.
A procura por um software se fez necessário para que o cronograma de entregas seguisse dentro dos prazos estabelecidos.
Considerada uma obra complexa, que resultará em uma Linha de Transmissão em 800 kV (a tensão mais elevada no Brasil) em corrente contínua com extensão de 2.090 km entre Xingu (PA) e Estreito (MG), se faz necessária a adoção de métodos eficazes para controlar o grande número de documentos compartilhados durante a sua execução.
O Colaborativo, solução de colaboração em nuvem do Construtivo, foi a tecnologia escolhida pela BMTE para apoiar o controle do fluxo de documentos da construção da linha de transmissão Xingu – Estreito para exportar a energia gerada na Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
A solução passou a conectar e integrar projetistas, engenheiros, empreiteiros e fornecedores, que, ao receberem um novo fluxo de informação, podem dar sequência ao estágio atual do projeto, tal como análise, revisão, aprovação e execução.
Todos os envolvidos interagem simultaneamente através do Colaborativo de acordo com o nível de acesso estabelecido para cada usuário, que pode ser para obter informação, modificar ou aprovar documentos.
O ambiente do projeto se tornou colaborativo por meio do compartilhamento de workflows que automatizam e rastreiam o fluxo de todo o trabalho. Com isso, o tempo que seria gasto com o gerenciamento de documentos é revertido no aumento da produtividade e a entrega do projeto pode ser calculada dentro do prazo.
A ferramenta fornece um repositório único e seguro para armazenar, consultar e organizar os documentos completos ou em andamento com base na nuvem.
A cada alteração realizada, todo o procedimento é rastreado e alertas são enviados sempre que há novas inserções no projeto.
Quando pronta, a Linha de Transmissão em 800 kVCC entre Xingú e Estreito ou “Linhão” como é chamada, terá 2.090 quilômetros de extensão e passará por 65 municípios dos Estados do Pará, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Servirá para transmitir energia da UHE Belo Monte, a terceira maior hidrelétrica do mundo em capacidade de geração de energia, sendo superada apenas por Três Gargantas (China) e Itaipu (Brasil e Paraguai), com capacidade instalada de 11.233 megawatts. A linha de transmissão da BMTE será a linha de tensão mais elevada do Brasil.